Várias vezes eu já afirmei que o presidente Jair Bolsonaro é um louco. Peço desculpas aos que têm transtornos psíquicos e admito que não fui muito inteligente, ao adotar essa saída fácil. No caso específico do mandatário isso de fato está longe de ser loucura: é método. É tudo pensado, se não por ele, que jamais transpareceu ser pessoa com luzes suficientes, por alguém próximo que planeja aquilo que ele depois executa.

Desde a sua posse creio que não houve um único dia sequer no qual alguma atitude, frase, ação ou omissão dele e dos seus não nos fosse apresentada, para pautar as discussões. E todos nós caímos como se fôssemos patinhos. Não aquele da FIESP, inchado como o ego da imensa maioria dos empresários que comandam aquela entidade. Mas com certeza grande como a nossa soberba, a nossa certeza de que bastaria ser racional, ter princípios e operar com a verdade. Que esses recursos seriam suficientes para que se abrisse os olhos dos incautos que votaram no fascista sem serem eles próprios fascistas.

Então, Jesus subiu numa goiabeira; as universidades se tornaram antros de drogas e sexo; cessou o desmatamento da Amazônia; não houve mais nenhum caso de corrupção no país; era mentira que estávamos enfrentando uma pandemia; as vacinas implantavam microchips nas pessoas; os venezuelanos já haviam devorado todos os seus cães e gatos, estando agora a consumir ratos; foi comprovada a existência do kit-gay citado durante a campanha eleitoral; o PIX foi ideia do mito; a guerra da Ucrânia só não começou antes porque ele conseguiu adiar; Cloroquina e outros remédios inócuos para tratamento da Covid-19 se tornaram solução milagrosa; as urnas eletrônicas foram fraudadas, inclusive na eleição dele; e ideologia de gênero era o ensino prioritário em escolas públicas. Cito aqui coisas lembradas agora, sem qualquer critério cronológico ou de ordenação hierárquica, quanto ao impacto, por exemplo. E apenas uma amostragem entre tantos absurdos.

Todas essas afirmações acima são falsas, sem exceção. A equipe do Aos Fatos, agregando todas as declarações feitas ou repercutidas pelo presidente a partir do dia de sua posse e atualizadas até 07 de junho de 2022, comprovou que 5.513 delas eram inverídicas ou foram propositalmente distorcidas. Isso em 1.253 dias. Ou seja, dá média de 4,39 feitas a cada 24 horas. Desempenho de um Super Pinóquio. Logo, minha colocação acima, de ao menos uma mentira por dia, é modesta demais. E essa avalanche numérica é a comprovação máxima de que isso não se trata do somatório de lances isolados. Portanto, não se trata de loucura. Jamais se tratou de loucura. Há método e planejamento, articulação para chegar a fins coerentes com sua ideologia.

O objetivo é destruir o que foi a duras penas construído. É por fim ao projeto nacional começado por Vargas e depois ampliado por Juscelino. É fazer com que se volte a ser apenas um território que forneça as suas riquezas, como petróleo, nióbio e minério de ferro, de preferência a preço de banana, além de assegurar boa produção agropecuária para exportação. Nosso meio ambiente não importa. Nosso povo não importa. Interessa é a manutenção de uma elite afinada com esse objetivo, mantendo e ampliando a desigualdade social. E, para assegurar que tais propósitos sejam alcançados, a educação tem que ser destruída; o ódio, o fanatismo e o medo precisam ser semeados; uma falsa religiosidade deve ser estimulada. O que explica as atitudes dele. Ou seja: o homem não é louco. Ele é apenas mau, um instrumento nada inocente e muito útil. 

12.06.2022

O bônus de hoje é o videoclipe da música ConvocAção, de Max Gonzaga. Ele foi produzido com a cooperação de mais de 160 pessoas, que doaram seu tempo e seu talento para gravar esse manifesto antifascista. A proposta é chamar todas as pessoas que querem uma vida digna e sem ódio, sem violência e sem barbárie, para que se levantem e se engajem, antes que seja tarde demais.

6 Comentários

  1. A gente sabia que ele não prestava, que ele não fez nada de bom na política (fora, nem vou comentar). No entanto, ele surpreendeu por ser muito pior do que sabíamos. Ele é perverso.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s