Se eu contar para vocês que, na minha adolescência, eu ouvia músicas de Vincent Damon Furnier, um cantor e compositor natural de Detroit, provavelmente ninguém saberá quem é ele. Mas, se eu disser que o som que chocava e tinha letras obscuras – isso até a surpreendente e suave I Never Cry, que deixou seus fãs perplexos –, era produzido por Alice Cooper, pronto: quase todo mundo vai lembrar de quem eu falo. Ao longo de sua carreira ele lançou 26 álbuns gravados em estúdios, com os quais atingiu a marca incrível de mais de 50 milhões de cópias vendidas.

Sua explosão no cenário musical de todo o mundo ocorreu nos anos 1970. Os concertos de rock que promovia foram considerados pela crítica e pelo público como inovadores. As letras eram de uma tessitura forte, quase obscenas para parâmetros médios da época, com o seu visual gótico e agressivo completando o cenário. Na verdade, quem gostava dele era porque admirava a rebeldia, a necessidade de contestar tendo ou não algum motivo real. Não estava entre meus prediletos, com certeza. Longe disso, até. Mas eu acompanhava parte do que ele fazia.

Ele era tão excêntrico que tinha uma serpente – era uma jiboia, que é grande e não peçonhenta – de estimação. E costumava se apresentar com ela no palco. Uma certa ocasião estava, com sua banda, realizando um show na cidade de Knoxville, no Tennessee, e a cobra desapareceu. O réptil tinha sido deixado no banheiro do quarto de Alice, durante a noite, mas não amanheceu por lá. Tiveram que ir embora, sem levar ela junto. Duas semanas depois a gerência do hotel a encontrou. A hipótese é que o encanamento do local tenha lhe servido de esconderijo durante esse período. E, para sorte de todos, não houve nenhum encontro surpresa com hóspedes posteriores que por ventura tenham utilizado os mesmos aposentos. O susto seria grande, apesar do bicho não ser venenoso.

Na sua primeira turnê pela Inglaterra, Alice Cooper enfrentou alguns problemas. O primeiro deles é que previamente o músico já não era considerado bem vindo por membros conservadores do Parlamento Britânico, que chegaram a propor que fossem banidos. Depois, um caminhão que fazia a publicidade do seu show foi apreendido, em plena hora do rush na capital inglesa, causando grande alvoroço. O veículo tinha dois outdoors, um em cada lado, com fotografias do cantor nas quais aparecia “vestindo” apenas a sua jiboia.

Em termos musicais, talvez seus dois maiores sucessos tenham sido School’s Out (Fora da Escola), do álbum de mesmo nome, lançado em 1972; e No More Mr. Nice Guy (Não Mais Senhor Cara Legal), do álbum Billion Dollar Babies, de 1973. Mas há controvérsias, ou não se estaria falando de Alice Cooper. Seu single mais vendido, no entanto, foi o da inesperada I Never Cry (Eu Nunca Choro), que citei acima. Com ela conquistou um dos seus dois discos de ouro nos EUA. O outro foi com seu hit de retorno aos palcos, em 1989, depois de um tratamento contra o uso de drogas: Poison (Tóxico), nome mais do que oportuno para aquele momento.

Recentemente, forçado a parar seu trabalho, em função da pandemia, fez o que nem todos quiseram ou puderam fazer: manteve o salário de todos os músicos que o acompanhavam, usando para isso suas próprias economias. Velho como nunca e feio como sempre, ele está de volta aos palcos, agora em 2022. Segundo disse, está em condições de voltar a fazer a média de cem shows por ano, que realizou ao longo da carreira, antes da pandemia.

22.07.2022

Vincent Damon Furnier, o Alice Cooper

O bônus musical de hoje é I Never Cry (Eu Nunca Choro, de Alice Cooper.

DICA DE LAZER

Telescópio Refratário Luneta Constellation Greika F36050TX

Você pode ver estrelas, sem que isso seja resultante de alguma dor inesperada e forte. Falo literalmente, com a ajuda de um telescópio de boa qualidade e melhor preço. São R$ 275,00 que podem ser parcelados em até nove vezes. Ele tem lente com diâmetro de 50 milímetros, permitindo visualizações terrestres e astronômicas, devido à aproximação entre 60 e 90 vezes. Seu tripé tem 38 centímetros.

Para adquirir o seu basta clicar sobre a imagem. Você será direcionado para o site. Se fizer a compra usando esse link, o blog será comissionado.

2 Comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s