Em 1995, no Medical Center of Central Massachusetts – que hoje integra o UMass Memorial Health Care – o nascimento de duas irmãs gêmeas de modo prematuro acabou se tornando um famoso marco na medicina neonatal moderna. Kyrie e Brielle Jackson nasceram 12 semanas antes do previsto e pesando pouco mais de um quilograma cada uma. Em duas incubadoras, passaram a lutar pela vida, recebendo ambas toda atenção e cuidado possíveis, de modo igual. Porém, enquanto Kyrie ganhava peso e se estabilizava, Brielle apresentava dificuldades crescentes. Tudo apontava para um fim trágico da segunda. Com problemas respiratórios, baixa oxigenação e batimentos cardíacos instáveis, o prognóstico era o pior possível. Em 17 de outubro entrou em crise crítica. Mesmo com as tentativas de médicos e enfermeiras, ela não respondia mais e estava ficando com uma cor azulada. Foi então que se deu algo considerado como um verdadeiro milagre.
Agindo contra os protocolos rígidos da época, que determinavam ficarem todos os bebês em incubadoras separadas pelo risco de infecções, por pura intuição ou desespero, a enfermeira Gayle Kasparian decidiu por a irmã mais forte junto com a outra. Assim que isso aconteceu, Kyrie colocou seu braço sobre a irmã menor. Quase que instantaneamente os batimentos cardíacos de Brielle se estabilizaram e os níveis de oxigênio no sangue subiram para padrões normais. A cor normal foi restabelecida e os monitores passaram a transmitir esperança, ao invés de alarme. Nascia naquele momento, quase que por acaso, o que se popularizou como co-bedding (cama compartilhada), uma decisão que passou a ser adotada: manter gêmeos prematuros em uma mesma incubadora, sempre que precisem desse recurso. Esse gesto simples se mostrou capaz de salvar vidas.
Um fotógrafo local registrou o caso de Kyrie e Brielle. A sequência de fotos recebeu o título de “The Rescuing Hug” (O Abraço do Resgate), e elas ficaram famosas. Chegaram a ilustrar as capas de revistas como a Life e a Reader’s Digest. Estudos então comprovaram o que as imagens mostraram. O calor humano tem efeitos biológicos mensuráveis para a recuperação. O que, evidentemente, pode ganhar um aspecto ainda mais relevante se considerarmos a questão espiritual, além desse aconchego. É sentir-se acolhido e amado. O que também se explica com o Método Canguru, quando o contato pele a pele entre os pais e seus prematuros propiciam resposta positiva significativa.
As gêmeas cresceram saudáveis e sem sequelas graves. Em entrevistas recentes, comemorando os 25 anos do caso, elas apareceram como adultas, formadas e sempre próximas uma da outra, reforçando o impacto duradouro daquela decisão da enfermeira.
29.12.2025


O bônus de hoje é clipe da música Dentro de um abraço, do Jota Quest. Esta apresentação é de Mari e Gu, um duo talentoso que se apresenta em festas particulares, como casamentos.é
Você gosta de política, comportamento, música, esporte, cultura, literatura, cinema e outros temas importantes do momento? Se identifica com os meus textos? Se você acha que há conteúdo inspirador naquilo que escrevo, considere apoiar o que eu faço. Contribua por meio da chave PIX virtualidades.blog@gmail.com ou fazendo uso do formulário abaixo:
FORMULÁRIO PARA DOAÇÕES
Selecione sua opção, com a periodicidade (acima) e algum dos quatro botões de valores (abaixo). Depois, confirme no botão inferior, que assumirá a cor verde.
Faça uma doação mensal
Faça uma doação anual
Escolha um valor
Ou insira uma quantia personalizada
Agradecemos sua contribuição.
Agradecemos sua contribuição.
Agradecemos sua contribuição.
Faça uma doaçãoDoar mensalmenteDoar anualmenteDescubra mais sobre VIRTUALIDADES
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Deixe um comentário