Que os Beatles foram a maior banda do planeta, segue sendo opinião compartilhada pela maioria das pessoas. E que entre os seus álbuns, o que teve a capa mais cultuada, raramente se encontra quem discorde de citar Abbey Road. Paul McCartney, John Lennon, George Harrison e Ringo Starr eternizaram um simples atravessar de rua, usando a faixa de segurança. O que inclusive segue sendo feito até hoje por turistas que visitam Londres e procuram registrar foto repetindo o que as quatro fizeram. Mas, se quem o tem ou ao menos viu esta capa em algum momento não prestar bem atenção, dificilmente se dará conta de que existe uma quinta pessoa nela. Um senhor está parado em uma das calçadas, olhando para o grupo. Quem seria ele, afinal?
A fotografia foi feita às 10 horas da manhã do dia 8 de agosto de 1969. Mas foi apenas um ano depois que aquele cidadão descobriu que sua imagem acidentalmente havia entrado para a história. Seu nome era Paul Cole, um norte-americano que estava passando férias na Europa com a sua esposa. Foi uma simples coincidência que o colocou na capa, pois enquanto a mulher visitava um museu existente na Abbey Road – uma rua londrina que dava nome ao estúdio onde o quarteto de Liverpool costumava gravar e batizou também seu 12º álbum –, ele ficou um tempo do lado de fora, uma vez que estava conversando com um policial que ali se encontrava. Logo depois, quando já se preparava para ir ao encontro da companheira, notou um homem sobre uma escada dessas comuns, fotografando quatro cabeludos que cruzavam a via em fila indiana. Inclusive sua atenção foi voltada para um deles, que estava descalço. Mas ele nem sequer sabia quem eram aquelas pessoas. Então seguiu seu caminho sem dar importância ao fato.
Estava em casa, nos EUA e no ano de 1970, quando viu o disco que alguém de sua casa havia comprado. Foi quando se reconheceu na imagem. Mesmo assim, não foi fácil convencer as outras pessoas de que se tratava dele mesmo. Sua prova eram o casaco e os óculos novos, que acabara de comprar, objetos que facilitaram a identificação. Ganhou uma fama indireta e inesperada, que lhe rendeu uma boa história para contar. E fez isso por longo tempo, uma vez que faleceu aos 96 anos, em 13 de fevereiro de 2008.
O álbum Abbey Road foi uma espécie de despedida dos Beatles. Sete anos já haviam se passado e muitas eram as frustrações acumuladas no grupo desde o seu surgimento, em 1962. Mesmo refletindo essa situação ele foi também marcado por uma criatividade excepcional. Nele estão, por exemplo, duas das melhores canções assinadas por George. São elas “Here Comes the Sun” e “Something”. Lennon tem nele uma que é atípica, considerando-se a sua produção habitual: “Come Together”. Esse foi o penúltimo disco lançado por eles, mas o último que gravaram juntos. Isso porque Let It Be, que chegaria em 1970, na verdade fora produzido todo ele antes.
Pela primeira vez foram utilizados recursos tecnológicos mais avançados na sua produção, coisas que estavam apenas surgindo na época. Um deles foi o sintetizador Moog, que permitia gerar praticamente qualquer som através de um recurso eletrônico. Isso pode ser percebido em faixas como “Maxwell’s Silver Hammer” e “Because”. Lançado na Inglaterra em 26 de setembro de 1969, Abbey Road ficou em primeiro lugar nas paradas por exatas 18 semanas consecutivas. Nos EUA o lançamento se deu um mês depois, e a primeira colocação durou 11 semanas.
18.05.2023

Chave PIX para contribuições voluntárias: virtualidades.blog@gmail.com (Qualquer valor será sempre bem-vindo)
Se você gostou desta crônica, garanta a continuidade do blog com uma doação. Isso ajudará a cobrir custos com sua manutenção. Logo aqui acima você encontra uma Chave PIX e abaixo deste texto existe um formulário para fazer doações. São duas alternativas distintas para que você possa optar por uma delas e decidir com quanto quer ou pode participar, não precisando ser com os valores sugeridos. Qualquer contribuição é bem-vinda. No caso do formulário, a confirmação se dá depois das escolhas, no botão “Faça uma Doação”.
FORMULÁRIO PARA DOAÇÕES
Selecione sua opção, com a periodicidade (acima) e algum dos quatro botões de valores (abaixo). Depois, confirme no botão inferior, que assumirá a cor verde.
Faça uma doação mensal
Faça uma doação anual
Escolha um valor
Ou insira uma quantia personalizada
Agradecemos sua contribuição.
Agradecemos sua contribuição.
Agradecemos sua contribuição.
Faça uma doaçãoDoar mensalmenteDoar anualmenteO bônus musical de hoje é Here Come the Sun, composição de George Harrison, com os Beatles.
❤️❤️❤️
CurtirCurtir
Republicou isso em Iso Sendacz – Brasile comentado:
De Solon Saldanha, para os fãs dos Beatles de todas as gerações. Imagine um mundo vivendo em paz…
CurtirCurtir